Tópico: Qual a boneca mais bonita?

Data: 01-03-2010

De: Glicéria

Assunto: Re:Será que a Dalaide se identifica neste post?

Xinha, com o comentário que deixei no teu blog e este post não pretendia ferir susceptibilidades, nem fazer insinuações. Sem querer poderei ter dado azo a isso. O que eu quero evidenciar é que as questões do racismo, inferioridade/superioridade, padrões de beleza não são tão inocentes como nós pensamos em crianças pequenas (estou a falar no geral). E a vida das crianças não é só a escola. Antes de lá chegarem já trazem consigo um background, que temos dificuldade em compreender. Depois existe toda uma diferença de discursos, culturas e modos de viver. Quantas vezes nos nossos locais de trabalho nos deparamos com crianças que rejeitam as outras simplesmente por preconceitos raciais. E isto não é assim tão inocente, como pode parecer à primeira vista. É a realidade de muitos meios e sabemos que muitos dos problemas sociais resultam da relação desigual entre maiorias e minorias. Basta estarmos atentos a questões de violência em bairros sociais problemáticos. Eles são problemáticos porque juntaram um certo tipo de pessoas num mesmo sítio favorecendo a discriminação.
Agora em relação a "Dalaides" que se sentem menos bonitas e menos aceites pelos seus pares é que temos um grande trabalho a fazer. E era só isso que eu queria evidenciar. Que devemos estar atentos e observar bem os nossos meninos, ver para além do que é evidente, perceber as subtilezas e as manobras de bastidores.
Certamente que não é o caso dessa menina, mas será o de outras, e são essas que me preocupam.
Logo que possa vou ler a história do João Porcalhão!
abraço

Procurar no site

Contatos

Glicéria Gil Portimão, Portugal