Tópico: Qual a boneca mais bonita?

Data: 02-03-2010

De: Xinha

Assunto: Re:Será que a Dalaide se identifica neste post

Tenho muita pena de não ter filmado mas ficou filmado dentro de mim...e a minha auxiliar registou tudo enquanto decorria.
Fui buscar os dois adoráveis nenucos que temos na casinha. São exactamente iguais excepto a cor da pele e dos olhos. Um é branco de olhos azuis e o outro mulato de olhos castanhos.
Não tenho aqui os dados mas pretendo fazer, com eles, uma análise mais aprofundada.
Com os bonecos ao colo conversei com o grupo e disse-lhes que queria saber a opinião deles que, como em tantas outras ocasiões, seria respeitada por todos, uma vez de cada um de nós é diferente e tem direito a expressar os seus pensamentos e sentimentos.
Tenho três crianças de cor na sala, duas meninas e um menino. Qualquer delas me disse que o boneco bonito era o branco e o feio o de cor. Que o bom era o branco e o mau o de cor e todas elas me disseram que eram parecidas com o de cor.
Em relação às outras crianças várias responderam o mesmo mas, felizmente, quase metade da sala, disse que eram ambos bonitos e bons e que não havia nenhum feio nem mau.
Perguntei então à "nossa menina" porque é tinha aquela opinião e ela respondeu-me baixinho:
Porque este é branco e tem olhos azuis e este é da minha cor...
Perguntei quem é que tinha olhos azuis e responderam duas meninas.
Perguntei à mesma menina de que cor eram os olhos dela e respondeu-me que eram castanhos.
Então perguntei-lhe de que cor eram os meus e ela respondeu:
Castanhos...e, antes que eu pudesse comentar:
Então são da mesma cor que os teus...
acrescentou: clarinhos...
Acabei por perguntar:
E quais é que tu gostas mais...dos azuis ou dos meus?
O G interrompeu para dizer:
Já sei o que é que ela vai dizer...
Mas eu fiz-lhe sinal para esperar e ela respondeu docemente:
Dos teus...
O G comentou:
Já sabia que ela ia dizer isso...
Porquê?
Porque ela, na semana passada, disse que quando for grande quer ser bonita como tu!
Conclusão: contráriamente às minhas "certezas" em relação a este assunto, e apesar de toda a sua auto estima e de ser muito popular na escola, tem o peso da diferença por causa da cor dentro dela...
Fiz esta experiência também nas outras duas salas. Numa houve apenas um menino, branco, que disse que eram ambos bonitos e bons e todos os outros apontaram para o de cor como sendo o feio e mau e os meninos de cor identificaram-se com esse. Na outra sala houve um menino de cor que apontou o branco como sendo o feio e o mau e identificou-se com o outro.
Apesar de tudo e principalmente da minha surpresa triste com a "nossa menina" fiquei orgulhosa dos meus príncipes e princesas que responderam, sem qualquer tipo de dúvida ou hesitação, que eram ambos bonitos e bons e que nenhum era feio nem mau.

Procurar no site

Contatos

Glicéria Gil Portimão, Portugal