Amizade em Projecto

28-02-2010 02:36

AMIZADE em Projecto

Este pequeno projecto foi realizado em 6 fases. Porque para que as crianças tirem o máximo de partido das actividades temos que deixar maturar as ideias e os pensamentos.

Fomos dando pequenos passos... sem pressas... para que todos interiorizassem os conceitos subjacentes a esta actividade.

Assim todos juntos chegámos ao final com satisfação e alegria.

1ª Fase:

Ensinei uma canção sobre a amizade.

2ºFase:

Iniciámos este projecto com algumas conversas sobre o que para cada um era ser AMIGO.

Não foi muito fácil colocar em palavras os sentimentos de cada um. Mas depois de apelarmos às suas experiências conseguimos passar a palavras o que entendemos por: ser amigo.

Enquanto conversávamos sobre o tema perguntei onde se guardam estes sentimentos e a resposta foi unânime... no coração.

3ª fase:

Propus ao grupo outro trabalho, pensarem no que cabe no nosso coração. E chegámos a uns pequenos textos que escrevi individualmente em forma de coração.

 

4ª Fase

Levei para contar a história de José Saramago "A Maior Flor do Mundo". Fiz algumas adaptações ao texto para o adequar ao desenvolvimento vocabular do grupo (mas como diz o autor........... 

Para sistematizar melhor o conteúdo da mesma passei um filme animado que foi realizado com a narração do próprio autor.

Conversámos sobre a história e o seu conteúdo e para nós aquela flor era uma  flor de amizade.

5ª Fase:

Propus ao grupo construirmos com o que já tínhamos (palavras sobre o ser amigo e os corações) e construirmos a nossa flor.

Escrevi no computador as palavras necessárias e as mais velhas recortaram-nas. O centro da flor ... 

O caule ...

 

E com os nossos corações...

 

6ª Fase:

Chegou o Dia dos Namorados e como não há namorados na sala decidimos comemorar o Dia dos Amigos, porque não são precisas datas especificas para nos darmos aos outros ou para trabalhar seja que tema for.

Como as crianças não conseguiram dar uma ideia (porque as suas ideias são mais interessantes que as nossas) tive que ser eu a propor.

A proposta foi fazermos uma flor da amizade, em forma de colar e depois fazermos o jogo do amigo invisível. Ouve alguma dificuldade em perceber o jogo, mas quando o passámos à pratica foi muito giro.

Cada um com um pouco de ajuda, elaborou a sua flor que tinha que ter um coração. Em cada coração desenhei a inicial de quem a fez, para mais tarde o amigo recordar 

Quando ficaram prontas as nossas flores, dei a cada criança um papelinho onde escreveram o nome ou desenharam o símbolo. colocaram-se os papelinhos dobrados numa caixinha e cada um tirou um. O amigo que calhasse era a quem dariam  a sua flor.

Se melhor o pensámos melhor o fizemos, porque foi uma alegria ver o carinho com que cada um deu o seu presente ao amigo. 

 

 

Ser Amigo e Ter Amigos é maravilhoso.

A nossa flor da amizade também tem que ser regada?

- Com água não! Com miminhos e sorrisos.

E porque no pré-escolar tudo se trabalha transversalmente, e neste momento trabalhamos um projecto sobre a Água tirámos partido da história para percebermos a importância que a água tem na VIDA. Na nossa, das plantas e dos animais.

A  água alimenta-nos o corpo a AMIZADE alimenta-nos o CORAÇÃO.

Texto e imagens: Paula Duarte - JI de Casa Branca, Agrupamento de escolas de Alvega e Concavada

 

As fases deste projecto, a forma como foram desenvolvidas as actividades, o resultado final, as carinhas larocas de um grupo de crianças, o sentimento de amizade que cresceu entre todos é o que faz sentido nas interacções e práticas do Jardim-de-Infância. Obrigada à Paula pela disponibilidade e vontade de partilhar e muitos beijinhos para as carinhas larocas aqui do meu Algarve ... pode ser que alguma educadora ou professora queira entrar em contacto convosco ... 

Procurar no site

Contatos

Glicéria Gil Portimão, Portugal