Qual a boneca mais bonita?

28-02-2010 21:52

Ao visualizarmos este vídeo compreendemos melhor o mundo em que vivemos. Seria bom que nos levasse a ponderar sobre as infâncias e como lidamos com elas.  Abro aqui um fórum sobre o assunto. Pode ser que alguém queira expressar o que lhe vai na alma. 

Tópico: Qual a boneca mais bonita?

Data: 04-03-2010

De: Cristin@

Assunto: "Preto no branco"?...Ou será, "Branco no preto"?

Olá Glicéria e às outras colegas que, mesmo não comentando este post, também passaram ou passarão por aqui (quantas vezes eu faço isso... É que não dá para "palpitar" em todos, :o)
A questão do racismo é uma realidade...mesmo entre a mesma cor. Entre os "brancos", os olhos verdes, ou azuis sempre foram sobrevalorizados relativamente aos castanhos (que eu orgulhosamente tenho). Uma vez vi um documentário que os "pretos", homens ou mulheres, preferem um parceiro da mesma cor, mas os mais desejados são os mais "claros" (os mulatos)...
Socialmente foi atribuído um significado às cores preto e branco de conceitos opostos: de noite e dia, de trevas e luz, de guerra e paz, de ansiedade e tranquilidade...
Mesmo técnicamente o preto é considerado a ausência de cor, enquanto o branco é a mistura de todas as cores...
Mas se nos alhearmos do preto e branco e passarmos ao verde e vermelho, que tantas vezes utilizamos para assinalar momentos ou regras, quantos de nós utilizam, ou já utilizaram, o verde para a permissão e o vermelho para a proibição?
Não me preocupa que uma criança preta ache a boneca branca mais bonita, ou vice-versa, porque "gostos não se discutem", já diz a velhinha máxima. O racismo é muito mais que a cor ... são as atitudes. Por menos, ou nada racistas, que nos sintamos quantos de nós já não olharam para um bebé preto e pensou "como eles são bonitos quando são pequeninos"... São exactamente tão bonitos quantos os brancos, que também quando crescem ficam "fora" do padrão de beleza institucionalizado pelas revistas e concursos de beleza. Desculpem se me estou a alongar, mas não resisto a contar uma história que se passou com uma amiga minha cuja primeira filha nasceu morena e de olhos castanhos. Cinco anos depois teve uma segunda filha, loira e de olhos azuis. Os amigos quando viam a criança mais nova frequentemente faziam este comentário: "É tão bonita. Não é nada parecida com a mais velha.". E efectivamente não era, mas o que a criança mais velha ouvia era "É tão bonita...não é nada parecida com a mais velha"...que pela lógica dela equivalia a que dissessem que se não era parecida e era bonita, ela (a mais velha) seria feia... Este raciocínio foi feito por uma criança de cinco anos, que felizmente o manifestou e que, sem grandes problemas, a mãe resolveu com a lógica do afecto.
Tenho um amigo cego que considero um "ensinador do olhar"... Com ele já aprendi a "ver melhor" em variadas situações... Como educadores teremos de ter disponibilidade para aprender a ver para podermos desenvolver competências na arte do olhar, porque os afectos são de todas as cores...

Data: 02-03-2010

De: Juca

Assunto: Educação para a diversidade...

Também eu, há uns anos atrás, fiz esta experiência, na altura para um trabalho de doutoramento... não terminado!

Elaborei duas entrevistas sobre diferença: uma de género e outra de cor de pele e as respostas, que tenho gravadas e tratadas, reforçam a existência de preconceitos raciais e de género entre crianças pequenas, mesmo as que tinham acabado de chegar do contexto familiar.

A intervenção posterior ao levantamento destas concepções pretendeu desconstruir estes conceitos errados e foi bem sucedida, felizmente.

Mas porque será que acontecem?
Mesmo crianças que nunca tiveram contacto com outras de pele diferente, têm interiorizada a ideia que o escuro é mau/feio e o branco bonito/bom.

Está nas nossas mãos, como educadores, mudar isto.
Eu fi-lo através de histórias e projectos.

Devemos olhar a diversidade da nossa sala não com daltonismo, mas com consciência de que estas coisas existem e é preciso desocultá-las e trabalhá-las. Tal como fez a Xinha que, com certeza, nunca se tinha apercebido tão claramente desta situação.

Sejamos conscientes, para que as próximas gerações sejam diferentes, para melhor.

Bjs, Juca

Data: 12-03-2010

De: Gabriela Frias

Assunto: Re:Educação para a diversidade...

Isto é mesmo um comentário simples mas vem a propósito. Este ano estou a desenvolver com os meus meninos um projecto relacionado com a educação para a diversidade. Como no JI só existiam bonecos de raça branca decidi, ao comprar algum material, comprar uma boneca de raça negra. No JI e na localidade não existem crianças de raça negra e não é habitual o contacto real com crianças sem terem a pele "branca". A "Maria Castanha" assim se chama a boneca (veio cá ter na altura do S. Martinho) tem sido uma felizarda. Tem sido cuidada por cada criança, que a leva para casa no dia em que é responsável. Dorme com ela, dá-lhe mimos, leva-a a passear, alimenta-a, vai com ela à vacina, etc. Os pais também são parte activa no projecto pois compete-lhes a eles registarem como passou a Maria. De uma forma lúdica temos trabalhado um tema nem sempre fácil mas tem superado as minhas melhores expectativas.
Beijinhos
Gabriela Frias

Data: 01-03-2010

De: Xinha

Assunto: Será que a Dalaide se identifica neste post

Olá Glicéria
Eu sei...percebi a mensagem e não fiquei nada aborrecida com isso. Fiquei só perturbada com a possibilidade disso ser verdade no caso da minha princesinha : ( Mas, entretanto, fiquei a pensar no assunto, como não podia deixar de ser e imaginas o que eu estive a fazer esta manhã...
Agora não tenho tempo para te contar porque está na hora de eu ir para a sala mas depois digo-te.
Beijinhos da Xinha

Data: 02-03-2010

De: Glicéria

Assunto: Re:Será que a Dalaide se identifica neste post

o que será que estiveste a fazer? Aqui somos curiosos!!!!

Data: 02-03-2010

De: Xinha

Assunto: Re:Será que a Dalaide se identifica neste post

Estive a fazer uma sondagem entre os príncipes e as princesas exactamente como no video...

Data: 02-03-2010

De: Xinha

Assunto: Re:Re:Será que a Dalaide se identifica neste post

...e tive várias surpresas...

Data: 02-03-2010

De: Xinha

Assunto: Re:Será que a Dalaide se identifica neste post

Tenho muita pena de não ter filmado mas ficou filmado dentro de mim...e a minha auxiliar registou tudo enquanto decorria.
Fui buscar os dois adoráveis nenucos que temos na casinha. São exactamente iguais excepto a cor da pele e dos olhos. Um é branco de olhos azuis e o outro mulato de olhos castanhos.
Não tenho aqui os dados mas pretendo fazer, com eles, uma análise mais aprofundada.
Com os bonecos ao colo conversei com o grupo e disse-lhes que queria saber a opinião deles que, como em tantas outras ocasiões, seria respeitada por todos, uma vez de cada um de nós é diferente e tem direito a expressar os seus pensamentos e sentimentos.
Tenho três crianças de cor na sala, duas meninas e um menino. Qualquer delas me disse que o boneco bonito era o branco e o feio o de cor. Que o bom era o branco e o mau o de cor e todas elas me disseram que eram parecidas com o de cor.
Em relação às outras crianças várias responderam o mesmo mas, felizmente, quase metade da sala, disse que eram ambos bonitos e bons e que não havia nenhum feio nem mau.
Perguntei então à "nossa menina" porque é tinha aquela opinião e ela respondeu-me baixinho:
Porque este é branco e tem olhos azuis e este é da minha cor...
Perguntei quem é que tinha olhos azuis e responderam duas meninas.
Perguntei à mesma menina de que cor eram os olhos dela e respondeu-me que eram castanhos.
Então perguntei-lhe de que cor eram os meus e ela respondeu:
Castanhos...e, antes que eu pudesse comentar:
Então são da mesma cor que os teus...
acrescentou: clarinhos...
Acabei por perguntar:
E quais é que tu gostas mais...dos azuis ou dos meus?
O G interrompeu para dizer:
Já sei o que é que ela vai dizer...
Mas eu fiz-lhe sinal para esperar e ela respondeu docemente:
Dos teus...
O G comentou:
Já sabia que ela ia dizer isso...
Porquê?
Porque ela, na semana passada, disse que quando for grande quer ser bonita como tu!
Conclusão: contráriamente às minhas "certezas" em relação a este assunto, e apesar de toda a sua auto estima e de ser muito popular na escola, tem o peso da diferença por causa da cor dentro dela...
Fiz esta experiência também nas outras duas salas. Numa houve apenas um menino, branco, que disse que eram ambos bonitos e bons e todos os outros apontaram para o de cor como sendo o feio e mau e os meninos de cor identificaram-se com esse. Na outra sala houve um menino de cor que apontou o branco como sendo o feio e o mau e identificou-se com o outro.
Apesar de tudo e principalmente da minha surpresa triste com a "nossa menina" fiquei orgulhosa dos meus príncipes e princesas que responderam, sem qualquer tipo de dúvida ou hesitação, que eram ambos bonitos e bons e que nenhum era feio nem mau.

Data: 01-03-2010

De: Leonor

Assunto: Os Pré-conceitos ...

Já conhecia o vídeo e é sempre bom de rever para recordar a importância que têm os pré-conceitos do mundo adulto e a influência que os mesmos têm sobre as crianças. É uma questão de Ética: ao ensinarmos algo por transmissão ou modelo ... que seja sempre benéfico para nós e para o outro, que nos olha e nos apreende.

Data: 02-03-2010

De: Glicéria

Assunto: Re:Os Pré-conceitos ...

Olá Leonor,
Concordo plenamente! A questão dos preconceitos atrofia-nos a visão, ainda mais quando o "outro nos olha e nos apreende"

Data: 01-03-2010

De: Xinha

Assunto: Será que a Dalaide se identifica neste post?

Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
Esta é a minha resposta ao comentário que deixaste no meu blog...depois de ver este video...
Não quero acreditar nisto...
Quer dizer, acredito que seja verdade em muitos casos, triste mas verdade, mas não no caso da Dalaide...ela é giríssima e transborda auto estima porque é super querida, super esperta e super engraçada e todos a adoram.
O problema às vezes é conseguir que não se ache o màximo!!!
Acho que o comentário/desejo dela poderia ter sido feito pela Inês ou pela Filipa ou pela Leonor...é a demonstração da paixão que surge pela educadora.
Já viste o Photostory da Dalaide a contar a história do João Porcalhão?
No dia seguinte foi contar às outras salas, respondeu às perguntas que lhe fizeram, fez perguntas para ver se tinham percebido a história, deixou-lhes uma tarefa para fazerem e ainda disse que queria dar autógrafos...

Data: 01-03-2010

De: Glicéria

Assunto: Re:Será que a Dalaide se identifica neste post?

Xinha, com o comentário que deixei no teu blog e este post não pretendia ferir susceptibilidades, nem fazer insinuações. Sem querer poderei ter dado azo a isso. O que eu quero evidenciar é que as questões do racismo, inferioridade/superioridade, padrões de beleza não são tão inocentes como nós pensamos em crianças pequenas (estou a falar no geral). E a vida das crianças não é só a escola. Antes de lá chegarem já trazem consigo um background, que temos dificuldade em compreender. Depois existe toda uma diferença de discursos, culturas e modos de viver. Quantas vezes nos nossos locais de trabalho nos deparamos com crianças que rejeitam as outras simplesmente por preconceitos raciais. E isto não é assim tão inocente, como pode parecer à primeira vista. É a realidade de muitos meios e sabemos que muitos dos problemas sociais resultam da relação desigual entre maiorias e minorias. Basta estarmos atentos a questões de violência em bairros sociais problemáticos. Eles são problemáticos porque juntaram um certo tipo de pessoas num mesmo sítio favorecendo a discriminação.
Agora em relação a "Dalaides" que se sentem menos bonitas e menos aceites pelos seus pares é que temos um grande trabalho a fazer. E era só isso que eu queria evidenciar. Que devemos estar atentos e observar bem os nossos meninos, ver para além do que é evidente, perceber as subtilezas e as manobras de bastidores.
Certamente que não é o caso dessa menina, mas será o de outras, e são essas que me preocupam.
Logo que possa vou ler a história do João Porcalhão!
abraço

Procurar no site

Contatos

Glicéria Gil Portimão, Portugal